segunda-feira, abril 28, 2008

Fórum: 3º ano e 2º ano

Fórum: 3º ano e 2º ano
1-Relacione algumas inovações tecnológicas do século XVIII que alteraram as formas de produção e as relações de trabalho.

2- “O caso Isabela mobilizou o país”, como a mobilização da opinião pública pode contribuir para a solução do problema e para que ele não caia no esquecimento como muitos...

Fórum: Atividades 1º ano

Fórum: Atividades 1º ano
Terremotos de magnitude similar causam mortes em países pobres que em nações desenvolvidas.
Países pobres: Indonésia, Paquistão,Irã e Índia.
Países ricos: Japão, EUA.
1- Explique a ocorrência de terremotos de grande magnitude nas regiões citadas e apresente uma justificativa para os diferentes níveis de mortalidade registrados.
2- Explique os motivos dos tremores sentidos no Brasil nos últimos dias.

quinta-feira, abril 24, 2008

SEÇÂO: Perguntas.....

Professor Péricles, Quem classifica o nome dos acidentes geográficos? Pedro Paulo- Austin RJ... Caro,
Acidentes geográficos são batizados e rebatizados constantemente, de acordo com povos e línguas dominantes. No Sudeste , região mais montanhosa do país, as montanhas recebiam o nome com o prefixo ita ( pedra) da Etnia Tupi, ex: Itaguaré. O Pico das Agulhas Negras no Rio De Janeiro, chamava-se originalmente " Itatiaiaçu". O Pão de Açúcar chamado pelos tamoios de paú-nh-açuquã (pontudo). devido a pronúncia, acabou virando " Pão de Açucar".

- Professor, Qual a área terrritorial do Brasil?
Fabinho, segunda série do Ensino Fundamental.... Amiguinho, O Brasil possui 8.547.404 quilõmetros quadrados é o quinto país mais extenso do mundo e de maior área territorial da América do Sul. Temos o maior número de fronteiras com outros países.

Professor, o que são Restrições fitossanitárias?
Bruno, São Roque Queimados..... Bruno, Procedimento protecionista ligado à proteção da saúde da população. Oficialmente, são aplicadas para garantir que os padrões sanitários de cada país sejam obedecidos também pelos produtos importados. Extra-oficialmente, contudo, são usados como desculpa para proteger os produtores locais. Exemplo: a alegação do Canadá de que a carne brasileira carregava a doença da vaca louca. Estão entre as chamadas barreiras não alfandegárias.

Professor,O que são Subsídios?
Ana Paula-Centro..... São mecanismos de concorrência desleal usados por praticamente todos os países ricos, em particular na agricultura. Os produtores desses países recebem recursos do governo para garantir sua competitividade mesmo com a chegada de produtos mais baratos do exterior. Desta forma, a economia local não perde espaço no mercado interno apesar das importações. Estão entre as chamadas barreiras não alfandegárias.

Professor, Quando Surgiu a Escala Richter e quais suas caracteristicas?
Beijinhos Tia Dulce,
Interlagos SP. Tia, em 1930, com os estudos dos sismólogos Beno Gutenberg e Charles Richter. A escala é logarítmica, um sismo com magnitude 6 tem uma amplitude 10 vezes maior e liberta 31 vezes mais energia que um sismo de magnitude 5.

quarta-feira, abril 23, 2008

Ciberespaço 4

América do Sul Vermelha
Com a eleição de Fernando Lugo no Paraguai, a maioria dos países da América do Sul passou a ser dirigida por presidentes de esquerda. São eles:
Lula, Cristina Kirchner, Argentina,Michele Bachelet, Chile, Tabaré Vázquez, Uruguai, Evo Morales, Bolívia, Hugo Chavéz, Venezuela, Rafael correa no Equador. Só escapam Alan García Peru, e Álvaro Uribe Colômbia, onde resiste á democracia.

Perguntinha?
Por que ainda no chamaram o maior perito do país, Ricardo Molina da USP e Unicamp, para ajudar no caso Isabella?

Para História
O Capital inicial, gravou DVD na Esplanada dos Ministérios, para um milhão de pessoas.

Mas
Também tocaram, RBD, Chiclete e Leonardo.

Dinho Ouro Preto
Daqui vejo dois prédios pequenos, mais ou menos como os caras que trabalham lá.

História
Professor Péricles, promete colocar um texto breve, sobre a conclusão feita, em oito anos sobre a origem do nome do município de Queimados.

Veja
O Professor ontem garantia em Mangaratiba, em um assunto sobre tremor de terras no Centro Sul ontem, que existem relatos de 1907, de tremores de terra sentidos na região da fazenda onde hoje está o município de Queimados.

Tremor de 5,2 graus na escala Richter atinge SP e é sentido em outros 4 Estados
Um terremoto de 5,2 graus de magnitude na escala Richter atingiu diversas regiões de São Paulo na noite desta terça-feira (22), e foi sentido em mais quatro Estados. O epicentro foi no mar, a 215 km da costa do Estado de São Paulo, segundo informação do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB). O fenômeno foi registrado às 21h00min48 e durou três segundos. O tremor foi um dos sete maiores em magnitude registrados por sismógrafos no país, segundo o professor George Sand França, da UnB, e pode até fazer com que novos abalos ocorram nas próximas horas.
Nisso
Um tiozinho chegou em casa em sampa, a filha estava com o noivo no quarto, a cama começou a estalar e o tiozinho, será que estou bêbado?


Blogueiro
Cláudio Rezende, criou seu blog, aceite texto e sugestão: www.claudiorezende.blogspot.com

História de pescador

Guf, o menino que abala as meninas. Funcinário publico, bem resolvido, pescando em Mangaratiba, garante ter visto coisas estranhas no céu. Perguntar não ofende, Quem te fazia companhia?

Sobrenatural
Coisas estranhas, acontecem no município de Queimados! É tarado de carro, pé, desta vez de bike, no próximo ataque virá de helicóptero.

Grande Rafa
O primo mais inteligente da coluna, está ficando mas maduro hoje! Acordou pedindo o titulo do carioca, libertadores para o mengão e também logo um casamento. Há testemunhas...

IPSQ
Está sendo criado,o Instituto de pesquisas Sociais de Queimados. No primeiro trabalho há uma pesquisa sobre eleições municipais...

Jandira Feghali: Paternidade da dengue

Jandira Feghali
Rio - Até aqui, muito foi discutido sobre a responsabilidade de uma epidemia anunciada há mais de dois anos. Sabemos, como disse o sanitarista Sérgio Arouca em 1986, que o mosquito não é municipal, estadual ou federal. Como médica vinculada há 28 anos às lutas e formulações de políticas públicas de saúde, sinto-me na obrigação de me somar àqueles que afirmam a omissão do Poder Público municipal como responsável maior pelo drama vivido hoje pela população carioca.
Mas exatamente por esse drama é que considero fundamental que deixemos de lado o debate que apenas nos remete aos culpados, pois já os conhecemos e devem ser punidos, e trabalhemos pela superação das dificuldades com quem queira ajuda, reduzir o número de casos e salvar vidas, principalmente de crianças. O povo é solidário e empurrará os governos para ações mais rápidas e emergenciais.
Decisões judiciais não são discutíveis; estão aí para ser cumpridas. Os postos de saúde têm que abrir 24 horas. Que se abram também os Cieps e os clubes para o atendimento. Que o setor empresarial contribua para fazer telhados em lajes que não acumulem água, que a companhia de limpeza faça um arrastão em ferros-velhos e sucatas abandonadas em vias públicas. Que se estimule a doação de sangue, com campanhas nos meios de comunicação. Que se contratem profissionais com remuneração digna e condições de trabalho. Isto se constitui numa obrigação, e não favor, pois não se faz saúde sem gente. E, se necessário, que se decrete Estado de Emergência.
Todo o trabalho deve ser focado em atendimento e prevenção, para que não tenhamos situação pior em dezembro e janeiro de 2009. Como mãe de dois filhos, sinto-me identificada com as mulheres que choram seus filhos. Minha solidariedade.

O Brasil é imune a terremotos?

O Brasil é imune a terremotos?
Embora esteja localizado sobre o centro de uma placa tectônica, o Brasil não é imune a terremotos de grande magnitude, de acordo com o Observatório de Simologia da Universidade de Brasília (Obsis).O mais recente deles, e o primeiro a registrar mortes, ocorreu na madrugada do dia 09 de de dezembro de 2007, em Itacarambi, Minas Gerais. O abalo, de 4,9 pontos na escala Richter, causou a morte de uma menina de 5 anos e deixou mais de 70 famílias desabrigadas.Veja lista dos maiores terremotos ocorridos em solo brasileiro:
· São Paulo, 1922 – 5.1 pontos na escala Richter
· Espírito Santo, 1955 – 6.3 pontos na escala Richter
· Mato Grosso, 1955 – 6.6 pontos na escala Richter
· Ceará, 1980 – 5.2 pontos na escala Richter
· Amazonas, 1983 – 5.5 pontos na escala Richter
· Rio Grande do Norte, 1986 – 5.1 pontos na escala Richter
· Minas Gerais, 2007 – 4.9 pontos na escala Richter­

Cenários geopolíticos no Oriente Médio

Apesar da dinâmica e do entrelaçamento dessas questões, que têm ainda como pano de fundo o interesse internacional nas enormes reservas petrolíferas dos países do Golfo Pérsico e o avanço do extremismo islâmico, pode-se tentar levantar alguns pontos que, ao que tudo indica, deverão ter continuidade nos próximos anos.O primeiro deles é que os Estados Unidos continuarão a ser a potência com mais influência na região. Todavia, ela será menor do que já foi no passado, pois as políticas e estratégias norte-americanas para a região serão cada vez mais contestadas por outros atores da cena internacional, como a União Européia, a Rússia e a China.O segundo é que o Irã parece cada vez mais se firmar como um dos Estados mais poderosos da região em virtude não só da riqueza fornecida pelo petróleo, mas também porque sua influência tem se fortalecido no Iraque e junto a grupos como o Hezbollah libanês e o Hamas palestino.Já Israel, uma outra potência regional, tem dois grandes trunfos: o incondicional apoio dos sucessivos governos dos Estados Unidos e a posse de um arsenal nuclear. No entanto, continua sendo um “corpo estranho” numa região dominantemente árabe-muçulmana e não tem conseguido equacionar as relações com seus vizinhos árabes e muito menos buscar soluções satisfatórias com a população palestina. Esta situação representa um grande obstáculo para que se estabeleça um processo duradouro de paz na região.Por outro lado, a situação do Iraque deverá permanecer caótica pelo menos nos próximos anos, o terrorismo continuará atuante na região e o Islã persistirá preenchendo o vazio político deixado pelo fracasso de modelos sócios econômicos ocidentais implementados sem sucesso por alguns dos governos de países da região. De maneira geral, os regimes dos países árabes continuaram mantendo-se com grande grau de autoritarismo.Sob o ângulo econômico o petróleo, principal matéria-prima energética extraída na região, continuará apresentando preços cada vez mais elevados e, paradoxalmente, o comércio intra-regional permanecerá praticamente com pouca expressão.


A revolução interrompida Martin Luther King pronunciou essas palavras há 40 anos, naquele que foi seu último discurso. Menos de 24 horas depois, no 4 de abril de 1968, o homem que tinha um sonho tombava morto, alvejado a tiros na sacada de um hotel modesto de Memphis, no Tennessee. Semanas atrás, outro discurso, sobre o mesmo tema, pronunciado por Barack Obama, evidenciou a distância que ainda separa a nação americana da “terra prometida”. Obama homenageou King, mas o discurso mais importante de sua campanha presidencial, talvez de sua vida, nasceu de uma imposição, não de uma opção. Dias antes, o pastor negro de sua igreja, que foi seu confessor, oficiou seu casamento e batizou seus filhos, amaldiçoara os Estados Unidos como uma “nação racista”. O candidato precisava reagir a um escândalo – e escolheu o caminho mais digno. No lugar de apenas se dissociar de uma maldição revestida de amargura e rancor, ofereceu um balanço do “impasse racial no qual estamos presos há muitos anos”. A peça, elegante e pungente, é uma crítica devastadora às políticas de raça.O “povo” de King não eram os negros, ou “afro-americanos”, na linguagem do culturalismo essencialista, mas a nação americana inteira. O seu sonho, “profundamente enraizado no sonho americano”, era uma visão pós-racial, expressa na esperança de que “meus quatro pequenos filhos viverão um dia numa nação na qual não serão julgados pela cor da sua pele mas pelo conteúdo de seu caráter”. A revolução que ele personificou foi interrompida pelos arautos do multiculturalismo, que rodearam a crença nas raças com as paliçadas defensivas das políticas de preferências raciais. A inversão do sinal sustentou a velha equação que faz cada um ser julgado pela cor da sua pele.Gueto, mais que a segregação urbana dos “diferentes”, é o círculo de giz pelo qual se delimitam linguagens, culturas, políticas. O racismo americano produziu um país pontilhado de guetos. Após a morte de King, a reação multiculturalista triunfante coloriu os muros dos guetos, consagrou a separação como um ideal e carimbou os negros com o rótulo “afro-americanos”, que quase significa “estrangeiros”. Nas universidades, junto com as cotas raciais, formaram-se guetos intelectuais devotados à celebração de supostas diferenças culturais essenciais. No interior do Partido Democrata, cristalizou-se um gueto político organizado sobre a plataforma das preferências de raça que almeja converter os negros em vasta clientela eleitoral. Os racialistas brasileiros adaptam como podem os dogmas formulados nesses dois guetos.No seu discurso mais célebre, de 28 de agosto de 1963, King invocou a promessa de igualdade da Declaração de Independência. A mesma invocação inicia e conclui o discurso recente de Obama, cuja candidatura nasceu como negação da negação multiculturalista e como retomada do fio partido há 40 anos. O tear do qual emana esse fio é a Revolução Americana, que ainda não cumpriu integralmente sua promessa fundadora.A identidade dos Estados Unidos construiu-se sobre uma tensão de fundo entre aquela promessa e a concepção multiculturalista do melting-pot, que é o caldo constitutivo da nação. No melting-pot, os componentes do povo vivem juntos, no mesmo território e sob o mesmo governo, sem jamais se misturarem efetivamente. A noção de mestiçagem, como intercâmbio biológico e cultural criador, não tem lugar nesse conceito que celebra os muros e abomina as pontes. A novidade de Obama está na descoberta da mestiçagem como antídoto contra o multiculturalismo.Há fissuras reais no mundo dos estamentos “raciais” americanos. O censo dos EUA, ao contrário do brasileiro, não inclui nenhuma categoria destinada a abrigar mestiços. Mas os imigrantes latinos têm dificuldades em se descrever segundo categorias raciais rígidas e, nos censos de 1990 e 2000, mais de 40% deles escolheram a opção “Alguma Outra Raça”, prevista apenas para acomodar insignificâncias estatísticas. Esse ato de subversão da lógica censitária, que ameaça implodir a consistência das séries históricas, representa a introdução de um imaginário de mestiçagem na caixa de vidro das raças. A caixa de vidro experimenta outras marteladas. Há um ano, a Suprema Corte declarou inconstitucionais as políticas educacionais baseadas em cotas raciais e o juiz Anthony Kennedy associou uma indagação incomum a um protesto inesperado: “Quem exatamente é branco e quem é não-branco? Ser forçado a viver sob um rótulo racial oficial é inconsistente com a dignidade dos indivíduos na nossa sociedade.” Nos últimos meses, centenas de milhares de jovens, negros e brancos, revelaram-se fartos das políticas de raça ao acorrerem em massa aos comícios gigantescos de Obama. “Sou o filho de um homem negro do Quênia e de uma mulher branca de Kansas. (...) Sou casado com uma americana negra que carrega dentro dela o sangue de escravos e proprietários de escravos – uma herança que transmitimos a nossas duas preciosas filhas. (...) É uma história que marcou a minha personalidade genética com a idéia de que essa nação é mais que a soma de suas partes – que, a partir de tantos, somos verdadeiramente um.” Obama é um mestiço, palavra que não encontra correspondência rigorosa na língua inglesa. A sua ancestralidade genética não é tão incomum entre os americanos e, em si mesma, carece de significado político. A singularidade relevante encontra-se na sua visão da mestiçagem como ponte entre King e a Declaração de Independência e como inspiração para a reinvenção da identidade americana.
Demétrio Magnoli

quarta-feira, abril 16, 2008

Ciberespaço3

O Rappa prepara CD de inéditas para 2008
Grupo já está em estúdio compondo
Depois de quatro anos sem lançar um CD de inéditas, O Rappa finalmente entrou em estúdio para lançar um novo trabalho em 2008.
O último disco foi "O Silêncio que Precede o Esporro", em 2003, que marcava também o primeiro trabalho do grupo sem Marcelo Yuca. Depois, veio o "Acústico MTV", em 2005, que trazia vários sucessos do grupo e apenas a faixa "Na Frente do Reto", inédita.
"O Rappa lançou esses trabalhos, levou um ano divulgando cada um, e agora está preparando um novo disco. Eles já estão em estúdio compondo e o CD chega em 2008", diz Alexandre Santos, empresário da banda, acrescentando ainda que o álbum pode conter alguma releitura.
"Eles estão numa fase inicial do trabalho e o repertório ainda não está pronto. Talvez incluam alguma releitura".
100 milhões
Paulo Coelho vai comemorar em outubro, na feira de Frankfurt, cem milhões de exemplares de livros vendidos. Mas dia 29 de maio, em Aviles, comemorar 20 anos de “O Alquimista”.
Boca ou língua
Rola nos corredores, que o professor Péricles, está saindo de Queimados sempre que pode. O motivo seria o assedio de diversos políticos, querendo seu apoio. São tantos conhecidos, “mas só posso votar e apoiar um”; afirmou....
Walter Alfaiate
Exibiu para Regina Case e Bebeto de Freitas, uma frase na camisa do Botafogo: “Enquanto existir o flamengo, essa camisa não mofa”. Pode ser, porém final que é bom, eles não vencem. Caso chegarem a final, se perderem vão chorar outra vez?
Naval
A Indústria Naval terá investimento de 2 bilhões de reais. O setor vai esquentar a carteira da turma que está parada, principalmente, quem tem curso técnico.
Roberto Cabrini diz que foi vítima de 'armação'
Cabrini disse em uma carta que se encontraria com uma fonte - uma pessoa que lhe passaria informações - quando foi detido Cabrini se diz "vítima de uma armação" e explica que houve uma "abordagem policial", quando esperava receber gravações de uma fonte, com quem tinha marcado de se encontrar pelo telefone.
Vereador de “buzão”
O Vereador Gil do São Roque, terça 15 de abril, veio do centro para o São Roque de ônibus. Sabemos que o vereador é simples, mas seria excesso de humildade ou TPE “ Tensão Pré Eleitoral”.
Beijando todo mundo
O beijoqueiro de Queimados, figuraça gente boa, aquele que beija inaugurações de obras, asfalto,ponte, placa, político. Foi visto pela turma da coluna beijando todos que encontrou pela frente, em um bar no centro de Queimados. A turma da coluna explica, era o dia do beijo.
Provocação
Professor Péricles gozador nato, anda provocado os amigos; gravou áudio de gols do flamengo contra o fluminense. Disse que vai presentear Cláudio Rezende, Leonardo e Bertão.
Tony Platão
O cantor tricolor, há dois anos lotando a letras & expressões de Ipanema, coroa a boa fase com a gravação de um DVD.
Berreco
Quase deu confusão entre donos de cachorro, em um bairro de Queimados. Um dos camaradas gaiato de carteirinha, começou a ofender o cachorro do outro, chamando de ET, bizarro e berreco. Cachorro também é boi, ou chifrudo? Quase deu briga, há testemunhas...
Perguntar não ofende?
O que passa pela cabeça de César Maia? O que ele diz sobre o crescimento da candidatura Jandira Feghali?
Buemba! Buemba!José simão Um dos mais irreverentes cronistas da imprensa brasileira, ". É autor dos livros Macaco Simão no Cipó das Onze ou Se Acordar Cedo Desse Dinheiro Passarinho Já Tava Milionário, Guia do Lamagate ou Macaco Simão na República das Bananas, Macaco Simão no Tetra e Macaco Simão em Nóis Sofre Mais Nóis Goza. Está com Buemba! Buemba! Na Band news FM.
Maldade com Pedagogos!
O Brasil é um pais geométrico, tem problemas angulares, discutidos em mesas redondas, por um monte de bestas quadradas.
Um Peruano que vivia na Bolívia
ProF., Ramiro Raul, “o boca de lata”, será reeleito por unanimidade, Presidente da mesa no almoço da tia Maria.

segunda-feira, abril 14, 2008

Ciberespaço 2

Ciberespaço: Nossa Coluna Para Você se manter Informado...

Nota 11
Para Cláudio Rezende, por ser uma figura extremamente humana. A manhã de saúde na comunidade São Roque, pode atender mas de 400 pessoas. No final médico e enfermeiros puderam prestar socorros médicos há um rapaz que caiu da laje.

Para o estudante de direito Camerindo, pela iniciativa do projeto agrícola, que dentre outras coisas busca ressocializar jovens infratores.

Nota 0
Para imprensa, que insiste em viver de um caso e depois esquecer. O caso João hélio, Tam; agora da menina Isabela, vão esquecer como todos brasileiros.

FMI e Bird defendem medidas urgentes contra a alta dos preços dos alimentos
A conclusão da reunião de primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, encerrada neste domingo, é que o mundo precisa adotar medidas urgentes para conter a atual inflação no preços dos alimentos.

Microsoft x Yahoo!
A briga continua:O conselho da Yahoo! se reuniu nesta sexta, 11/4, mas não tomou nenhuma decisão final sobre a proposta de aquisição da empresa pela Microsoft.


Aquisição
GP ingressa no agronegócio
O GP Investimentos comprou a goiana Leitbom, um dos maiores produtores de laticínios do país, por R$ 400 milhões. O negócio marca a entrada do GP no agronegócio e reforça o interesse dos fundos de investimento pelo leite.

Legislação
Imigrantes gays podem ter união reconhecida no Brasil
Um projeto do governo federal para a reformulação do Estatuto do Estrangeiro dará direitos aos companheiros de imigrantes, sem distinção de sexo, quanto à obtenção de visto temporário ou permanente.

Terceiro mandato
A tentação do continuísmo
Embora o presidente Lula negue que tenha interesse em concorrer a um terceiro mandato consecutivo, a idéia volta a circular em Brasília.

Bolsa-ditadura
Alguns anistiados não querem receber as indenizações
Não são todos os perseguidos políticos durante a ditadura militar que estão se beneficiando com as tão generosas indenizações distribuídas pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Sentido virtual
Nova tecnologia simula o tato através do computador
Uma nova técnica, conhecida como haptics, reproduz o sentido do tato em computadores e celulares por meio de comandos eletrônicos, permitindo sentir as propriedades físicas e os movimentos dos objetos representados na tela.

Informática
Vírus de computador já são mais de um milhão
É o que revela um estudo da empresa de segurança na internet Symantec. A maioria destes vírus foi criada nos últimos doze meses.

Cultura
Novo livro narra a história da família Bin Laden
O autor, Steve Coll, adiciona ao terrorismo e à geopolítica os ingredientes caros a qualquer saga árabe: riqueza, poder, sexo e intriga.

Brasil
TRF libera prefeitos envolvidos na Operação Pasárgada
O Tribunal Regional Federal (TRF), em Brasília, determinou que a Polícia Federal liberasse todos os envolvidos na Operação Pasárgada.

Soluções
Um final de semana para começar a consertar o mundo

Principais nomes da economia mundial se reúnem neste fim de semana em Washington para encontrar respostas à mais grave crise econômica global em pelo menos uma década.

Hashim Thaçi
Premier do Kosovo acusado de tráfico de órgãos
Segundo a ex-promotora do Tribunal Internacional para a Iugoslávia, Carla del Ponte, diversos altos funcionários albaneses da região estariam envolvidos.

Banco Mundial
Crise no Haiti mostra que é preciso agir
Após mais de uma semana de violentos protestos contra o aumento dos preços dos alimentos, o Senado do Haiti destituiu o primeiro-ministro Jacques Edouard Alexis, ignorando um plano de emergência do presidente Rene Preval para reduzir o preço do arroz.

Walter Veltroni
O Barack Obama da Itália
A Reuters diz que o candidato do Partido Democrata, adversário de Silvio Berlusconi nas eleições gerais da Itália, tem estilo parecido com o do pré-candidato democrata norte-americano, considerado o símbolo da esperança.

Olimpíadas de Pequim
EUA querem diplomacia em vez de boicote
O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca diz que não comparecer à cerimônia de abertura é, em certo sentido, uma ilusão.

Zimbábue
Jornal britânico diz que Mugabe se prepara para a guerra
O Independent ouviu policiais dissidentes segundo os quais o atual presidente do Zimbábue pretende resistir com violência às pressões.

Itália
Vinho sob suspeita
Na semana passada, o ministério público italiano mandou recolher 600o mil garrafas do tinto Brunello di Montalcino para exame, um dos tipos mais renomados e caros do país.

Cultura
Estudo diz que mãe de Leonardo da Vinci era uma escrava
Pesquisadores italianos também reforçaram a teoria segundo a qual o pintor renascentista era descendente de árabes.

África
A presença militar norte-americana
África
A presença militar norte-americana12/04/2008
Na Libéria, soldados norte-americanos vêm ajudando a população local com atendimentos médicos gratuitos, reformas de escolas e clínicas de saúde e suprimentos médicos.Ao longo de seis meses este trabalho, que está prestes a terminar, foi realizado em sete países do Golfo da Guiné. O objetivo dos EUA é melhorar a segurança marítima e conquistar aliados na região rica em petróleo.Além de ser um esforço para ajudar países pobres, o aumento da presença militar norte-americana no continente africano é uma tentativa de convencer os governos africanos de acolher o AFRICOM -- um comando militar na África --, que vai entrar em plena operação em outubro. Até agora, o AFRICOM vem sendo mal recebido no continente africano.

sábado, abril 12, 2008

Ciberespaço

Mosquito do totó
A dengue passou a apavorar também os cachorros. Na gávea existe serviço de pet shop com jato de repelente. A cachorrada sai que nem pão quente.

Só love
O funk chegou á programação nobre da globo. O próximo “Por toda minha vida” a ser gravado será sobre claudinho, o parceiro do Buchecha.

Viva o ciber!
A grande e figuraça professora Michele Tacman é coordenadora do curso de geografia da Universo.

Cuzco em festa
Depois do showcolate do mengão na terra de Ramiro Raul sobre o Cienciano, a torcida rubro-negra foi aclamada nas ruas de Cuzco. A galera gritava! mengooo e pediam camisas.

Maldade
Dizem por ai, que o professor Leonardo comprou três camisas do Flu e enviou para um amigo em Cuzco. O rapaz colocou na casinha do cachorro.

Lobichomen em Queimados!
Um senhor gritou no centro de Queimados; pega pega ele! Nisso a turma que estava na fila, pagando contas começou a reagir; o bonitão disse: é o mosquito no ombro deste rapaz peludinho!!!

Internet a 1 real
Vem ai uma máquina parecida com as de fliperama em que vai bastar pôr uma moeda de 1 para acessar a internet. É a Gabina Net. O lançamento será no Barra Garden, domingo 20 abril.

Carro chapadão
Consumo de álcool no país supera o de gasolina, o que não ocorria desde 1995.

59º
É nossa posição em tecnologia da informação. Em um país com ensino fraco, que escolas choram por não entrarem na lista do Enem, e que todo mundo invade o computador da ministra Dilma.

CPI em Queimados?
Segundo o jornal O Globo, de 10 de abril, no dia 15 de abril, os vereadores decidiram fazer audiência pública, e convocar o secretário de saúde. Dentre esclarecimentos o secretário terá de esclarecer o fato de o município não ter ambulância para atender os doentes.

Corantes
Autoridades européias querem banir aditivos que causariam hiperatividade em criança. Estão condenando a tartrazina(E102).

Super-raios
Inpe investiga no sudeste fenômeno 12 vezes mais poderoso do que o raio normal. São raras descargas elétricas com intensidade de mais de 500 mil ampêres. Um raio normal tem 40 mil ampêres.

Poluição Costeira
O sal marinho pontecializa os efeitos da poluição á beira-mar. O sal deflagra reações químicas que tornam os poluentes mais nocivos. Universidade Calgary, no canadá.

Atenção Fofoqueiros!

Novas técnicas evitam perda de visão, e doenças dos olhos tornam mais comuns á medida que a população brasileira envelhece. Monovisão e lentes multifocais, é um recurso contra vista cansada.

Elias José mudou de time?
O comentarista figuraça, Elias Zé Carlos José,”Vozes gêmeas”, do programa a voz de Queimados, novos rumos FM, anda tendo uma quedinha por outro time? Dizem nos corredores que toda vez que passa pela entrada de Queimados, dá um branco e o cara surta, diz Palmeira, palmeira. Caro Elias seria alusão ao Palmeiras de São Paulo, ou as palmeiras da entrada de Queimados?

Péricles na 98.5!!!
O professor péricles, foi convidado a participar de um projeto voltado a agricultura, pelo estudante de direito Camerindo. Estarão na próxima sexta às 11 horas, com Lenine e joiceny, no programa Cristão Cidadão na 98,5 Fm, apresentando o projeto.

Vôo Livre
Volta quinta às 15 horas pela queimados Fm 106,1....

VEM AÍ O TÃO AGUARDADO DVD... No dia 27/02, com promoção da Rádio Nativa FM-Rio foi realizada a gravação do DVD de JOSÉ AUGUSTO, com participação especial de Alcione, Roupa Nova, The Originals e Chitãozinho e Xororó. PREVISÃO DE LANÇAMENTO: MAIO/08. AGRADECEMOS À TODOS QUE ESTIVERAM PRESENTES!

Galinho de Ouro
Há um movimento de torcedores do flamengo, pelo site www.primeiropenta.com.br, por uma estátua de zico no maracanã.

Frejat
O grande Frejat está finalizando seu terceiro álbum solo, e vai falar conosco em breve...

Ação de saúde
Cláudio rezende, realiza com enfermeiros especializados domingo 13, acção de saude no bairro são Roque, em queimados...

quarta-feira, abril 09, 2008

No seu Daio, pela 106,1 Queimados Fm.

O que rola no Vôo livre com Péricles Gomes e Vinicius Sacramento....

Turma o meu programa vai rolar somente na semana que vêm, devido reformas no estúdio da Queimados FM. Para melhor programação.

FREJAT TRABALHA EM TERCEIRO ÁLBUM SOLOO vocalista e guitarrista do Barão Vermelho, Roberto Frejat, aproveita as férias da banda para dar continuidade em sua carreira solo. O músico está trabalhando nas músicas que ...

Cantores de Deus lançam álbum com regravações e participação de ex-integrantes. O álbum “Nossa História” reúne as atuais integrantes, Dalva Tenório, Karla Fioravante e Andréia Zanardi, e os ex-integrantes Luan, Vanessa e Suely Ferreira. Também há uma gravação com a voz de Robson Jr., integrante falecido do grupo, na música “Direito de Viver”.

GEORGE ISRAEL E RODRIGO SANTOS GRAVAM DVD JUNTOSOs músicos George Israel e Rodrigo Santos gravarão nesta terça-feira, 08, um DVD durante a apresentação que a dupla fará no palco do Canecão, no Rio de Janeiro. A apresentação ...
ANUNCIADA A CIDADE QUE SEDIARÁ A 9ª EDIÇÃO DO GRAMMY LATINOFoi divulgado na noite desta terça-feira, 08, o nome da cidade que servirá de palco para a cerimônia de premiação da 9ª edição do Grammy Latino. A cidade escolhida foi Houston, ...
GROOVE ARMADA FARÁ ÚNICA APRESENTAÇÃO NO BRASILUm dos grandes nomes da música eletrônica mundial está de volta ao Brasil. O Groove Armada, formado pela dupla Tom Findlay e Andy Catho, farão uma única apresentação no dia 30 ...
NEBULA LANÇA ÁLBUM AO VIVO APENAS EM VERSÃO DIGITALA banda norte-americana Nebula está lançando um álbum ao vivo apenas em formato digital. O trabalho recebeu o título de “Nine Live” e como o nome dá a entender, traz nove ...
NEW KIDS ON THE BLOCK DISPONIBILIZA MÚSICA NOVA NA INTERNETAo contrário de muitos conjuntos que se reúnem apenas para arrecadar alguns milhões de dólares e desaparecer novamente, o retorno do New Kids On The Block parece ser sério. O ...

“o cantor wilson sideral, irmão de Rogério Flausino do Jota Quest emplacou “Cinco dias’’, esta canção no Vôo livre”.

“Vôo Livre abre espaço, para novos cantores e bandas divulgarem seu trabalho’. Aqui não rola Jabá, afirmou Péricles Gomes comunicador...
PADRE MARCELO GRAVA NOVO DVD EM SÃO PAULONo próximo dia 21, o Autódromo de Interlagos vai se transformar em palco para a gravação do novo CD e DVD do padre Marcelo Rossi. Além de propagar as mensagens cristãs, esse ...
PESQUISADORES DESENVOLVEM UM FORMATO DE ÁUDIO MIL VEZES MENOR QUE O MP3A velocidade com que a tecnologias avançam chega a assustar os mais distraídos. E mesmo aqueles que acompanham todas as novidades podem ficar surpresos.
PARALAMAS, FREJAT E VANESSA DA MATA EM SHOW GRATUITO EM SANTO ANDRÉDois grandes nomes do Pop Rock nacional e uma das belas vozes da atual MPB se reúnem no próximo domingo, 13, para um show gratuito em Santo André/SP. Os Paralamas do Sucesso, ...
EVENTO BENEFICENTE REÚNE FERGIE, MARIAH CAREY, BONO VOX E OUTROS ARTISTASIdol Gives Back é o nome do programa beneficente que reuniu na noite deste domingo, 06, grandes nomes da música Pop mundial, além de outras personalidades artísticas. O ...
PLEBE RUDE INICIA TRABALHOS PARA O PRÓXIMO ÁLBUMUma das lendárias bandas do Punk Rock nacional, a Plebe Rude, iniciou os trabalhos de composição do próximo álbum. A informação foi divulgada pelo baixista André X, em seu blog ...
SEX PISTOLS PREPARAM LANÇAMENTO DE DVD“The Sex Pistols: There’ll Always Be an England” é o nome do DVD original que os ícones do Punk Rock mundial Sex Pistols lançarão nos próximos meses. O vídeo trará registradas ...
REVISTA PEDE DESCULPAS À MORRISSEY POR ACUSAÇÃO DE RACISMOA revista britânica The Word se desculpou formalmente na Suprema Corte inglesa, nesta quinta-feira, pelas acusações de racismo contra o vocalista Morrissey. Na edição de março ...
O TEMPO NÃO PÁRA: CAZUZA COMPLETARIA 50 ANOS NESTA SEXTA-FEIRAAgenor de Miranda Araújo Neto. Foi com esse nome que o cantor e compositor Cazuza foi batizado quando nasceu, em 04 de abril de 1958, no Rio de Janeiro. Se estivesse vivo, ...
NOVO VIDEOCLIPE DE MADONNA JÁ ESTÁ NA INTERNETO videoclipe para o primeiro ‘single’ do novo álbum de Madonna já está na internet. O vídeo da música “4 Minutes”, está programado para ser lançado oficialmente na tarde desta ...
TONI GARRIDO DEIXARÁ O GRUPO CIDADE NEGRAO vocalista Toni Garrido, do grupo de Reggae Cidade Negra, em breve deixará a banda. A partir de julho, o cantor deve se desligar do grupo e se dedicar à carreira solo e para ...
DETONAUTAS DISPONIBILIZAM NOVO ÁLBUM NA REDEO grupo Detonautas Roque Clube lança na próxima segunda-feira, 07, seu novo álbum, “O Retorno de Saturno” e os fãs da banda já podem se deliciar com as novas composições ...NOVO ÁLBUM DE FATBOY SLIM TERÁ IGGY POP COMO CONVIDADOO DJ Norman Cook, mais conhecido pela alcunha de Fatboy Slim, revelou que seu próximo álbum de estúdio terá a participação de um importante ícone

terça-feira, abril 08, 2008

Fique ligado!

O CUSTO DA GUERRA6.000.000.000.000 de dólares2008 será o ano mais caro da guerra do Iraque. Os críticos fazem contas sobre o que teria sido possível fazer nos EUA com o dinheiro gasto até aqui. Com um trilhão de dólares, seria possível contratar mais 15 milhões de professores, garantir assistência para 530 milhões de crianças e financiar as bolsas de 43 milhões de estudantes.

MÍDIA & PODERO direito à desinformação?As transnacionais, os monopólios e as grandes empresas da desinformação, além de locutores, modelos de televisão, advogados, economistas e um que outro jornalista de profissão, substituíram os “Super Amigos” na luta contra os seres perversos que querem destruir a harmoniosa ordem que impera sob a democrática sociedade capitalista.

Internet: Vírus sobre a dengue invade e-mails
BRASÍLIA - Piratas virtuais criaram uma mensagem fraudulenta relacionada à dengue. O e-mail contendo vírus se faz passar por um alerta do Ministério da Saúde. A mensagem é enviado em nome deste órgão e pode infectar o computador dos internautas.
- Ressaltamos que o Ministério da Saúde não utilizou e-mails para enviar informações ou alertas à população sobre a dengue - informa o comunicado.
O texto orienta os internautas a apagarem imediatamente essas mensagens, para evitar a ação de vírus ou agentes maliciosos.
O endereço remetente é dengue@saude.gov.br. A infecção acontece quando o usuário clica em um link sugerido na mensagem, uma estratégia bastante usada para o roubo de informações contidas no PC.

Aquecimento global aumentará o preço da cerveja, diz estudo
O preço da cerveja aumentará nas próximas décadas porque a mudança climática prejudicará a produção de cevada, ingrediente essencial dessa bebida, segundo um estudo de um cientista da Nova Zelândia. Jim Salinger, especialista meio ambiental do Instituto de Água e Pesquisa Meteorológica neozelandês, assinala no relatório divulgado nesta segunda-feira que o aquecimento global destruirá grande parte dos cultivos do citado cereal na Oceania.
As áreas secas da Austrália e Nova Zelândia receberão cada vez menos precipitações, por isso nelas se semeará menos cevada. Salinger, que centrou sua investigação na Oceania, disse que essa circunstância levará a uma redução drástica da produção de cerveja nos próximos 30 anos.
- Nesse caso, os pubs terão de deixar de servir cerveja ou ela será muito mais cara - explicou o cientista, que especulou que a situação obrigará a indústria a buscar formas alternativas de obter a bebida.
A cevada é um dos ingredientes base da cerveja junto à água e ao lúpulo, responsável por seu sabor amargo após o processo de fermentação.

Fique ligado!

Terça-feira 08 de abril de 2008
Irã instala seis mil novas centrífugasTeerã defende acesso à tecnologia nuclear e diz que programa tem fins pacíficos.
Garimpeiros ameaçam bloqueioTrabalhadores negociam com o governo federal o direito de garimpar no estado do Pará.
Brasil: Perícia confirma que Isabella foi espancada e asfixiada.
Economia: Produção de grãos supera 140 milhões de toneladas.
Mundo: Indonésia decide bloquear acesso aos portais You Tube e MySpace.

As esquerdas na América Latina

O século XXI revela um domínio curioso de regimes governamentais chamadosde esquerda nos principais países do continente americano como: Brasil,Venezuela, Argentina, Colômbia e Chile. Esta preferência está ligada,muitas vezes, a um forte desgaste nos partidos políticos tradicionais,ditos de direita.Sustentado por movimentos de resistência, os países latino-americanosestão experimentando a liderança estabelecida por regimes governamentais(reconhecidos pela forte oposição praticada aos modelos neoliberais doséculo XX) com objetivo de avançarem rumo ao desenvolvimentopolítico-econômico sólido e equilibrado.A década de 1980 representou um cenário de desenvolvimento do modeloneoliberal, adotado por muitos países latino-americanos. O neoliberalismogerou grande expectativa para a América Latina que estava em busca deestabilidade política e consolidação da economia.Por outro lado, nesse mesmo período iniciou-se uma grande resistênciasocial estabelecendo forte oposição ao modelo neoliberal. Entretanto, acrescente presença de oposição ao neoliberalismo não conseguiu frear aquebra econômica de países como Brasil, Chile, Colômbia, etc. Em 1975 osEstados Unidos perderam a guerra do Vietnã, fato que abalou sensivelmenteo governo americano. Em 1976, o então presidente dos EUA, Jimmy Cartermostrou-se defensor do fim da ditadura militar na América Latina efavorável ao regime democrático com objetivo de estabelecer novasdiplomacias político-econômicas.Na verdade, quando um país está sob regime de ditadura militar, um dosprimeiros sintomas negativos a ser revelado fica por conta do aumentosignificativo na dívida externa e também, uma gradual redução salarial dotrabalhador (perda do poder de compra). As ?páginas da História? revelamque o período pós-ditadura representou aos latino-americanos forteexpectativa pela democracia e surgimento de características como:liberdade de imprensa, fortalecimento do sindicalismo, greves freqüentes ea criação de novos órgãos, novos partidos políticos.O experimento da democracia trouxe paradigmas aos países da AméricaLatina. A expectativa certa de justiça mostrou-se insuficiente paraprovocar melhorias no cenário econômico desses países. A democracia nãoevitou, por exemplo, o aparecimento de moratórias, crise financeira eaumento considerável do desemprego.Diante deste panorama, os partidos tidos como tradicionais (em sua grandemaioria conhecidos como de ?direita?) começaram a perder espaço e aapresentar enfraquecimento de sua credibilidade no cenário político. Essemesmo desgaste acabaria fornecendo elementos que mais tarde explicariam apresença de partidos políticos de ?esquerda? ou ditos de esquerdasagrando-se vitoriosos em diversos processos eleitorais.O neoliberalismo somou-se à democracia e abriu espaço para um crescimentomuito freqüente de movimentos sociais. A resistência popular passou afazer parte de maneira mais presente na história da América Latina. NaArgentina de 2001 pôde-se ter uma idéia desta reação popular frente àcrise econômica e política instalada no país.A Venezuela, sob governo de Chávez, é um exemplo de governo de esquerdaque beneficiou-se do desgaste de partidos ditos tradicionais venezuelanos.Mesmo com a tentativa do Golpe de Estado sofrido 1992, o presidentevenezuelano mostrou-se ainda mais forte após ter ficado por 72 horaspreso. Chávez procurou popularizar às ?diretrizes oficiais do Estado?,fornecendo acesso da informação as classes mais pobres do país. Opresidente venezuelano também traçou um plano de melhor distribuição derenda baseado na redefinição dos lucros obtidos pela PDVSA (uma espécie dePetrobrás da Venezuela). Vale lembrar que a Venezuela é o atual 4ºprodutor de petróleo mundial. O maciço apoio manifestado pela população naépoca da tentativa de Golpe ficou conhecido como chavismo.Parte dos recursos da empresa petrolífera foram destinados a programassociais. Chávez conseguiu aliar sua proposta política a satisfação damassa populacional mais necessitada (certa de 79% da população) reduzindoo índice de analfabetismo e de pobreza dos venezuelanos.O Brasil do século XXI é outro modelo onde revela também o desgaste departidos tradicionais como PSDB, PFL, PL, dentre outros. Diante doenfraquecimento da credibilidade desses partidos, o PT ? partido dostrabalhadores (tido como principal oposição à direita) sagrou-se vitoriosoao conseguir eleger seu candidato, Luis Inácio Lula da Silva, a presidenteda república em 2002. Sua eleição mostrou superioridade constante emcomparação aos principais adversários, ganhou com folga de 62% dos votosválidos em relação ao principal candidato do PSDB, José Serra. Em 2006,Lula foi reeleito e mais uma vez venceu com tranqüilidade seu adversáriomais ?perigoso?, também do PSDB, Geraldo Alkimin.Em meados de 2001 a Argentina foi protagonista de um fracasso políticoliderado pelo então presidente De la Rúa, defensor do regime neoliberalamparado pelo programa de ampla privatização das empresas estatais. Em2001, cerca de 80% da população argentina estava mergulhada na miséria e20% detinham toda riqueza produzida pelo país. A privatização dapetrolífera YPF foi o maior golpe proferido ainda pelo governo de CarlosSaul Menem ao país. Com a privatização, milhares de empregos foramfechados e o endividamento externo da Argentina aumentou de maneiraimpressionante. Néstor Kirchner pegou a ?batata quente? e tomou variasmedidas com objetivo de conter a crise argentina. Uma das primeirasmedidas foi negociar o pagamento da dívida externa do país. Kirchnerapostou nas exportações de grãos, setor que movimenta bilhões de dólarespara o país devido à super valorização dos produtos comercializados.As providências tomadas por Néstor podem não terem sido suficientes, masfoi o bastante para ?ganhar? a aprovação do povo, tanto que desde 10 dedezembro de 2007, Cristina Kirchner passou a ser presidente da Argentina eninguém tem dúvidas de que ela dará continuidade ao programa político eeconômico iniciado anteriormente.Há 60 anos que a América Latina não apresentava freqüente reação social,freqüente oposição aos governos. A política de ?esquerda?, ou ditaesquerda, nunca tomou tanto espaço no cenário político dos paíseslatino-americanos. Isto não quer dizer que seja o caminho certo, ou ocaminho da reação da democracia. As enormes reservas de dólares no Brasilatual não refletem uma melhora na condição da população mais carente.Talvez reflita sim, numa redução da dívida externa, que seria tão bomsenão tivesse aumentando significativamente a dívida interna do país.

Imperialismo EUA

No final do ano 2000 o Iraque substituiu o dólar pelo euro em suasnegociações relacionadas ao petróleo. Apesar de ter sido uma atitudeisolada, que não foi seguida por outros países da OPEP, demonstrou ser umaameaça para a hegemonia do capital estadunidense. Dessa maneira começamosa perceber melhor quais os interesses dos EUA na crise da Venezuela, paísmembro da OPEP e que tem na figura de seu presidente Hugo Chávez umdiscurso nacionalista, contrário a política desenvolvida pelos EstadosUnidos.Uma das discussões mais importantes que se tem colocada em relação àGuerra, é quanto ao papel que a ONU desempenhará a partir deste momento. Ainiciativa anglo-americana é vista por muitos analistas como a falência daONU, na medida em que os "aliados" desrespeitaram abertamente a maisimportante entidade internacional.A paz só será possível quando a justiça for implementada de acordo com oconsenso mundial representado pelas resoluções da ONU. Quando a soberaniae a auto determinção dos povos estiverem a frente de outros objetivos.Quando a justiça social prevalecer sobre os interesses exclusivos daspotências e seus representantes que controlam governos de outros países.
A história da formação do Iraque atual esta intimamente ligada aodesenvolvimento do imperialismo. Mas afinal o que chamamos deimperialismo? Para entende-lo devemos voltar ao século XIX, ao longo doqual se desenvolveu a 2a. Revolução Industrial.Até o inicio do século 19 a Inglaterra era a potencia industrialhegemônica, porém, a partir de 1830, outros países adotaram uma políticade industrialização. Primeiro a França e Bélgica, mais tarde Alemanha,Estados Unidos, Itália e Japão. Em poucas décadas a produção industrialconheceu um crescimento vertiginoso, não só no número de países, mas nonúmero de indústrias em cada país, no número de máquinas, tudo issoacompanhado de grande avanço tecnológico. Esse foi o momento em que opetróleo surge como combustível para os motores, substituindo o carvão e amáquina a vapor, típica do século anterior. Nesse processo que desponta a"indústria de bens de produção" - siderúrgica, mecânica, metalúrgica,química - deixando em segundo plano as indústrias de bens de consumo. Porisso, eram necessárias novas matérias-primas, como os minérios.O rápido crescimento da produção industrial foi reflexo da ascensão econsolidação da burguesia como classe social hegemônica, particularmentena Europa e Estados Unidos, e de todos os avanços tecnológicos do período.Contraditoriamente a industrialização provocou uma grave crise econômica,conhecida como primeira depressão do capitalismo que, no final do século,foi responsável por profundas transformações socioeconômicas nos paísesindustrializados. A formação de uma grande massa social pauperizadaestimulou um movimento migratório em grande escala para a América, aomesmo tempo em que os governantes adotaram políticas reorientando aeconomia de seus países. Esses governantes europeus representavam aburguesia, na medida em que na maioria dos países o liberalismo estavaapoiado na participação política censitária (definida pela renda doindivíduo).

sexta-feira, abril 04, 2008

Enquete

Qual seu candidato pata Prefeito Em Queimados 2008?

Zé Carlos

Max Lemos

Rogério do Salão

Zaqueu Teixeira

Outro

Qual seu candidato para Vereador em 2008?

Pensamentos de Péricles Gomes

Se a covardia não destruisse o homem, a coragem mudaria o mundo. Péricles Gomes tags paz bem por Pequinho ... editar Através dos tempos, estamos nós; seguindo como trem os trilhos da vida. Péricles Gomes tags paz bem por Pequinho ... editar Busco entender aquilo que penso que acredito. Péricles Gomes tags paz bem por Pequinho ... editar Ficção, é o ato de pensar. Péricles Gomes tags paz bem por pequinho ... editar Ansiedade é apenas insegurança. Péricles gomes tags ed cisne por pequinho ... editar A preguiça nada mais é do que a ausência de planos perfeitos. Péricles gomes tags cisne branco por pequinho ... editar A ganância é uma pequena intolerância da vida. Pericles Gomes tags cisne branco por pequinho ... editar Cuide de seu progresso; parando de vigiar o dos outros. Péricles Gomes tags cisne branco por pequinho ... editar Quem não respeita as funções multidimensionais da cultura; periga ser servente da destruição Péricles Gomes tags cisne branco por pequinho ... editar Os formadores de opinião produzem a desigualdade de pensamento. Péricles Gomes tags cisne branco por pequinho ... editar O dever é o direito de sempre. Péricles Gomes tags cisne branco por pequinho ... editar Quem aprendeu com o passado; simplifica no futuro. A complexidade faz parte do sentimento O corpo em sintonia com o cosmo; buscara sempre a vida. A espiritualidade não está no comportamento, e sim em diversas ações. Toda atitude encontra-se dentro de um comportamento. A atitude é apenas uma passagem casual do nosso temperamento. O pecado nada mais é, do que uma desculpa vaga. Quem conserva a espiritualidade, fortalece a alma e recompõe o corpo. Não existe oposição quando rola cargo e dinheiro. A polemica é a ausência do debate. Se desagrega alguém, nega á Deus. Péricles Gomes da Silva tags cisne branco por pequinho ... editar “A santidade está na busca da simplicidade”. “ A fé está na grandeza de nossos atos”. “ Para receber algo de bom; faça algo de bom”. “ Todos os caminhos não apontam o final, já começam no final”. “ Todo testemunho honesto, traz a grandeza de ser buscar o bem”. “ A distancia da decência esmaga nossa cabeça devido a corrupção de nossa mente”. “ Tudo o que imaginamos são arquiteturas pré-moldadas”. “ Sempre achamos que sabemos tudo o que devemos aprender”. “ a ganância enaltece a ausência de justiça”. “ Só a verdade liberta! Mas o que é verdade? “A grande virtude do ser humano é saber que ele é mentiroso”. “ aqueles que comparam, são tão honestos como a desonestidade”. “ Se a vida é ironia não seja espelho desta fantasia”. “ O prazer humano não é a felicidade”. “ O tempo que você passa manchando a imagem do outro, gaste para construir a sua”. Péricles Gomes da Silva tags cisne branco por pequinho ... editar “Se alguém não te permite ser feliz; porque insiste ser esse alguém”. “Procuro deixar-me influenciar por um dos pilares da vida, o saber”. “Quando se sabe ouvir; abre vários caminhos”. “Somos sementes da arrogância e da simplicidade, desejo ao que brotar desta semente paz e sabedoria”. “Para entender o mundo, procure primeiramente entender você mesmo”. “Todo sentimento evolui quando é verdadeiro”. “As boas ações não são compromissos, mas belos exemplos”. “O poder não está nas conquistas e sim na mente”. “O universo feminino é tão precioso que deveria virar disciplina de filosofia, só para o homem alcançar”. Todos pensamentos são de Péricles Gomes.

Dicas de vestibular

Durante o Ano de Estudos · Procure criar uma programação de estudos de acordo com suas necessidades e possibilidades. Criar um hábito de estudo diário é fundamental para um bom desempenho nos vestibulares. · Dedique um tempo de estudo diário. Estabeleça critérios de disciplinas (matérias) de tal forma que todas sejam estudadas. Porém, você deverá se dedicar mais àquelas que encontrar maior dificuldade. · Além de estudar, não deixe de lado as atividades sociais e de lazer. Estas ajudam a deixar a cabeça legal para os estudos. Praticar algum tipo de esporte também serve para relaxar e manter o corpo com boa disposição. · Leia todos os livros obrigatórios durante o ano. Não deixe acumular tudo para os dias próximos ao vestibular. Além de ler, procure fazer um resumo com as principais características da obra e seus autores. · Mantenha-se informado lendo revistas e jornais diários. Os temas da atualidade costumam cair em redações e questões dos vestibulares. · Não deixe dúvidas passar em branco. Leve as para seu professor para esclarecê-las, pois elas poderão aparecer na prova. · Se você está no Ensino Médio ou no cursinho, estude a matéria em casa no mesmo dia que você teve na escola. Especialistas dizem que é a melhor forma de assimilar e garantir o aprendizado. Durma bem, pois é durante o sono que o cérebro processa e assimila tudo que foi aprendido durante o dia. · Faça todos os exercícios e atividades solicitadas pelos professores do colégio ou cursinho. · Pegue questões e respostas dos vestibulares dos últimos 3 anos para conhecer o estilo e nível da prova que você vai fazer. Isso é importante para a familiarização com o tipo de prova. · Procure fazer o ENEM, pois ele conta pontos para muitos vestibulares. · Faça e refaça redações, pois elas costumam ter um peso significativo nos vestibulares. · Sempre que encontrar uma palavra desconhecida nos textos de estudo, procure seu significado no dicionário. Um aluno com um bom nível de entendimento de palavras tem maiores chances de ir bem nas redações e entender o enunciado das questões. Dias Antes da Prova · Procure dormir bem e fazer uma boa alimentação, sem exageros. · Faça apenas revisões e não entre em desespero para tentar aprender muitos conteúdos em poucos dias. · Fuja de situações de stress, procurando fazer programas que visam a tranqüilidade. · Faça uma visita ao local de prova para ir se familiarizando com a região. Trace um plano de como chegar ao local. Lembre-se que muitos vestibulares são extremamente rigorosos com relação ao horário de entrada dos vestibulandos. Chegar atrasado pode significar a perda da prova. · Deixe todos os documentos necessários em ordem e prontos para serem utilizados no dia da prova. No dia e no momento da Prova · Procure chegar no local da prova com uma hora de antecedência. Caso ocorra algum imprevisto no caminho, o tempo de sobra será suficiente para buscar uma solução. · Faça uma alimentação leve e de forma tranqüila. Não coma coisas que você não tenha por hábito comer para evitar problemas digestivos no momento da prova. · Leve para a prova todo material necessário (com itens de reservas) e algum alimento (barra de cereais, um chocolate, água). · Procure fazer a prova com calma e concentração. · Não gaste muito tempo em questões que você sabe que terá dificuldades. Comece pelas questões mais fáceis para garantir estes pontos, deixando as mais complexas por último. · Se tiver que "chutar" num teste, faça com inteligência. Deixe de lado as alternativas que você percebe que não podem estar corretas. Ou seja, use a técnica da eliminação e o bom senso. · Procure sempre escrever respostas completas e de acordo com o que se pede. Não enrole na resposta, pois você poderá perder pontos importantes. · Use todo o tempo disponível e faça uma revisão nas respostas, se tiver tempo. Esta revisão serve para eliminar erros de ortografia ou conteúdos.

Bactéria emergente

Publicado no jornal O Globo (03/04/2008). Ciência. Íntegra para assinantes, clique aqui. Novo micróbio da Amazônia poderia causar 40% dos casos de leptospirose Uma bactéria emergente que acaba de ser isolada na Amazônia peruana seria a responsável por até 40% dos casos de leptospirose humana. O micróbio, até então desconhecido, foi identificado por um grupo de especialistas americanos e peruanos que pesquisam doenças infecciosas na região. Eles acreditam que a situação se repita em outras áreas do planeta. Pacientes com as formas mais severas de leptospirose apresentam icterícia, falência renal e hemorragia pulmonar, com alto índice de mortalidade. Em colaboração com profissionais da Universidade Peruana Cayetano Herdia, o americano Joseph Vinetz coordenou o estudo que levou à descoberta da nova espécie da família Leptospira. O estudo foi publicado na última edição da “ Neglected Tropical Diseases ” da Public Library of Science (PLoS). A leptospirose é uma doença grave, transmitida de animais para o homem, que afeta milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. As taxas de mortalidade variam de 20% a 25% em algumas regiões. A enfermidade atinge principalmente países tropicais, onde áreas pobres urbanas concentram grande número de pessoas em condições precárias de saneamento e regiões rurais em que há exposição à água contaminada pela urina de animais infectados, como ratos.

DENGUE

Você sabia que o mosquito da dengue costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa? 1) O que é dengue? A dengue é uma doença febril aguda. A pessoa pode adoecer quando o vírus da dengue penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado, o Aedes aegypti. 2) Quanto tempo depois de ser picado aparece a doença? Se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de 3 a 15 dias, sendo em média de 5 a 6 dias. 3) Quais são os sintomas da dengue? Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas. 4) O que devo fazer se aparecer alguns desses sintomas? Buscar o serviço de saúde mais próximo. 5) Como é feito o tratamento da dengue? Não há tratamento específico para o paciente com dengue clássico. O médico deve tratar os sintomas, como as dores de cabeça e no corpo, com analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona). Devem ser evitados os salicilatos, como o AAS e a Aspirina, já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. É importante também que o paciente fique em repouso e ingira bastante líquido. Já os pacientes com Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) devem ser observados cuidadosamente para identificação dos primeiros sinais de choque, como a queda de pressão. O período crítico ocorre durante a transição da fase febril para a sem febre, geralmente após o terceiro dia da doença. A pessoa deixa de ter febre e isso leva a uma falsa sensação de melhora, mas em seguida o quadro clínico do paciente piora. Em casos menos graves, quando os vômitos ameaçarem causar desidratação, a reidratação pode ser feita em nível ambulatorial. A SVS alerta que alguns dos sintomas da dengue só podem ser diagnosticados por um médico. 6) A pessoa que pegar dengue pode morrer? A dengue, mesmo na forma clássica, é uma doença séria. Caso a pessoa seja portadora de alguma doença crônica, como problemas cardíacos, devem ser tomados cuidados especiais. No entanto, ela é mais grave quando se apresenta na forma hemorrágica. Nesse caso, quando tratada a tempo a pessoa não corre risco de morte. 7) Quais os cuidados para não se pegar dengue? Como é praticamente impossível eliminar o mosquito, é preciso identificar objetos que possam se transformar em criadouros do Aedes. Por exemplo, uma bacia no pátio de uma casa é um risco, porque, com o acúmulo da água da chuva, a fêmea do mosquito poderá depositar os ovos neste local. Então, o único modo é limpar e retirar tudo que possa acumular água e oferecer risco. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas residências. 8) O que devo fazer para evitar o mosquito da dengue? Para evitar o mosquito da dengue é preciso eliminar os focos do Aedes. A SVS preparou uma lista das medidas que as pessoas podem adotar para evitar que o Aedes se reproduza em sua casa. 9) Depois de termos dengue, podemos pegar novamente? Sim, podemos, mas nunca do mesmo tipo de vírus. Ou seja, a pessoa fica imune contra o tipo de vírus que provocou a doença, mas ela ainda poderá ser contaminada pelas outras três formas conhecidas do vírus da dengue. 10) Posso pegar dengue de uma pessoa doente? Em hipótese alguma. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem de fontes de água ou alimento. 11) Quantos tipos de vírus da dengue existem? São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4, sendo que no Brasil não existe circulação do tipo 4. 12) Existe vacina contra a dengue? Ainda não, mas a comunidade científica internacional e brasileira está trabalhando firme neste propósito. Estimativas indicam que deveremos ter um imunizante contra a dengue em cinco anos. A vacina contra a dengue é mais complexa que as demais. A dengue, com quatro vírus identificados até o momento, é um desafio para os pesquisadores. Será necessário fazer uma combinação de todos os vírus para que se obtenha um imunizante realmente eficaz contra a doença. 13) Por que essa doença ocorre no Brasil? É um sério problema de saúde pública em todo o mundo, especialmente nos países tropicais como o nosso, onde as condições do meio ambiente, aliado a características urbanas, favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Mais de 100 países em todos os continentes, exceto a Europa, registram a presença do mosquito e casos da doença. 14) O Brasil está com uma epidemia de dengue? Não. No primeiro semestre do ano de 2004 não foram observados surtos ou epidemias no país. Durante esse período observamos uma redução de cerca de 80% nos casos notificados de dengue. 15) O inseticida aplicado para matar o mosquito de dengue funciona mesmo? E a nebulização (fumacê)?Sim, os produtos funcionam. Tanto os larvicidas quanto os inseticidas distribuídos aos estados e municípios pela SVS têm eficácia comprovada, sendo preconizados por um grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde. Os larvicidas servem para matar as larvas do Aedes. São aqueles produtos em pó, ou granulado, que o agente de combate a dengue coloca nos ralos, caixas d’água, ou seja, naqueles lugares onde há água parada que não pode ser eliminada. Já os inseticidas são líquidos espalhados pelas máquinas de nebulização, que matam os insetos adultos enquanto estão voando, pela manhã e à tarde, porque o Aedes tem hábitos diurnos. O fumacê não é aplicado indiscriminadamente, sendo utilizado somente quando existe a transmissão da doença em surtos ou epidemias. Desse modo, a nebulização pode ser considerada um recurso extremo, porque é utilizada num momento de alta transmissão, quando as ações preventivas de combate à dengue falharam ou não foram adotadas. Algumas vezes, os mosquitos e larvas desenvolvem resistência aos produtos. Sempre que isso é detectado, o produto é imediatamente substituído por outro. obs; Existem mosquitos e larvicidas que o fumacê não elimina... http://dtr2001.saude.gov.br/dengue/

Erros populares

Você não come mortandela. O que você come é mortadela. Aquele sujeito deitado na rua não é um mendingo, mas sim um mendigo. Ninguém toma iorgute. Todos tomam iogurte. A janela do seu banheiro não é uma vasculhante, mas sim uma basculante. Seu sapato não possui cardaço, mas sim cadarço. Você não chega em casa meia cansada. Você chega meio cansada. Deixe a meia para colocar no pé. Você não chega do futebol soando, a não ser que seja um sino. O correto é suando. Não use a expressão "a nível de", que é um modismo criado nos últimos anos. Use "em nível de". Por exemplo: "O problema será resolvido em nível de diretoria". A exceção ocorre quando nos referimos a um nivelamento. Por exemplo: "Esta cidade não fica ao nível do mar". Elimine as palavras seje e esteje do seu vocabulário, pois elas não existem. Nunca escreva para um amigo dizendo "seje feliz" ou "espero que esteje bem". Ninguém tem poblema ou pobrema. As pessoas têm problemas. Não havia "menas pessoas" na aula ontem. Havia "menos pessoas". Você não apóia a cabeça em um trabisseiro, mas sim em um travesseiro. Não peça trezentas gramas de queijo. É O grama e não A grama. Ele não é di menor, nem di maior. É simplesmente maior ou menor de idade. Ninguém desenha um asterístico. O correto é asterisco. Não existe evento beneficiente. Existe evento beneficente. O peixe não tem espinho, mas sim espinha (dorsal). Se você é homem, diga obrigado. Se for mulher, diga obrigada. Não diga "fazem dois anos". O verbo fazer, quando designa tempo, é impessoal. O correto é "faz dois anos". Nunca diga "haviam muitas pessoas no local". Neste caso, o verbo haver não tem um sujeito com quem concordar, pois ele tem o sentido de existir. Logo, o correto é "havia muitas pessoas no local". Minha mãe pediu para eu fazer, para eu comprar e não para mim fazer ou para mim comprar. É bastante comum, principalmente no telemarketing, o uso excessivo do gerúndio. Não diga "vou estar mandando", "vou estar verificando" e sim "vou mandar", "vou verificar". Por exemplo, se você disser: "esta semana estarei lhe enviando um e-mail", pode parecer que passará a semana toda enviando um e-mail para a pessoa. Portanto, prefira dizer "esta semana irei lhe enviar um e-mail".

Rã da Amazônia pode trazer cura para diabetes

Espécie estudada é um tipo aquático presente da região do Pantanal e da Amazônia. Quase dois anos após a Agência Amazônia denunciar que biopiratas vendem uma espécie de rã da Amazônia, a Dendrobates castaneoticus, um grupo de cientistas da Irlanda e dos Emirados Árabes anuncia experiências com outra espécie brasileira. Remédios feitos a partir das secreções da Dendrobates castaneoticus são vendidos livremente na internet. Isso ocorre porque, em 1995, exemplares da espécie — levados para os Estados Unidos com autorização do Ibama — foram roubados do Zoológico de Oklahoma. Desta vez, os experimentos foram feitos com uma rã da espécie Pseudis paradoxa, um tipo de rã aquática presente na região do Pantanal. Eles descobriram que secreções da pele dessa rã podem ser usadas para o tratamento de diabetes tipo-2, de acordo com pesquisa anunciada nesta semana na Conferência Anual da organização britânica Diabetes UK, em Glasgow, na Escócia. A espécie também é encontrada na Amazônia. Cientistas das universidades do Ulster (Irlanda do Norte) e dos Emirados Árabes Unidos testaram uma versão sintética do composto pseudin-2, que protege a rã de infecções, e descobriram, em testes de laboratório, que ele estimula a secreção de insulina em células do pâncreas. A experiência não registrou a presença de efeitos colaterais. A versão sintética mostrou-se mais eficaz no estímulo de insulina do que o composto natural, abrindo caminho para seu potencial desenvolvimento como um medicamento para o tratamento de diabetes. A diabetes tipo-2 costuma ser associada à obesidade e se desenvolve porque o organismo não produz insulina suficiente, ou quando a insulina produzida não trabalha de maneira adequada. Com isso, o paciente não consegue regular os níveis de glicose no seu sangue de maneira apropriada. O chefe da pesquisa, Yasser Abdel-Wahab, da Universidade do Ulster, disse que foram feitas várias pesquisas com moléculas bioativas de secreções da pele de anfíbios. Um estudo recente desenvolveu um medicamento para a diabetes a partir de um hormônio da saliva de um lagarto encontrado no sudoeste dos Estados Unidos e norte do México. A espécie Pseudis paradoxa é conhecida por sua alteração de tamanho com o passar do tempo. Os indivíduos começam a vida como girinos de até 27 centímetros antes de encolher para cerca de 4 centímetros quando adultos.