sábado, novembro 13, 2010

Ao pé do ouvido; Com Prof. Péricles


Duas palavrinhas ao pé do ouvido

Viver é preciso
Nossa vida é como um fluxo continuo em que vivemos sentimentos alegres e tristes, libertadores e escravizantes.conhecemos pessoas e, com elas, o discurso, a crueldade, o abandono, a ternura, a generosidade. Com o tempo, percebemos que algumas dessas pessoas nos feriram profundamente. E essas marcas ficam nos incomodando.
O aprendizado esta ao nosso alcance. Quando alguém nos magoa, nós só temos duas possibilidades. A vingança ou o perdão. A primeira nos tornará felizes por algumas horas, ou dias. A segunda nos possibilitará uma felicidade que poderá durar a vida inteira. Por mais dura que tenha sido alguma experiência de vida é preciso olhar para frente, viver o que nos resta. Deixe o passado no seu lugar, no seu tempo de ontem. Dele, pegue apenas a experiência para viver melhor hoje e amanhã.
“quando o ser humano pensa antes de agir, nunca escolhe o mal.


O Governante
O poder fascina, por isso necessita do administrador boa dose de autocontrole.O bom governante é aquele que é capaz de administrar suas paixões, seus desejos, seus impulsos. Um homem que não é capaz de administrar a própria natureza humana jamais poderá exercer a administração, já é um perigo para sociedade.
A instrumentalização do poder, realizada por pessoas que não estão comprometidas com o bem da coisa publica, será um perigo para a sociedade.O homem político precisa redescobrir a função do poder publico. Poder é serviço. Quanto maior o poder atribuído, maior deverá ser a responsabilidade do serviço exercido.
Propor um modelo social, onde não prevaleça segregação entre a sociedade, nem grupinhos privilegiados, é dever do governante. Governar é para sociedade e não segmentos, a coisa publica respalda em necessidades explicitas sobre uma sociedade carente de infraestrutura. Poder é sensibilidade, realização, responsabilidade, causa justa, para com a coisa publica e principalmente ao cidadão..Continue acreditando no poder, que ensina, que educa, que envolvem pessoas para praticar o bem. Que assuma responsabilidade e reescreva de causa justa a história de cada sociedade, utilizado a coisa publica, para exercitar um poder saudável..
“o aprendizado está ao nosso alcance”.
Pense nisso.....

Péricles Gomes