quarta-feira, agosto 31, 2011

Encontros&Conexões, Queimados indo longe....

Clima de nostalgia marca o penúltimo encontro da primeira fase do "Encontros & Conexões"
Todos atentos, em mais um encontro
do Encontros & Conexões
O que é Memória? Qual a importância da Memória Coletiva para a escrita da História da minha cidade? Foi lançando questionamentos como esses, que a professora Claudia Costa procurou instigar os participantes do projeto Encontros & Conexões: [re]descobrindo histórias que, mais uma vez, estiveram reunidos no auditório do Centro Educacional Manoel Pereira.
Ao abordar aspectos da história recente de Queimados, a professora Claudia convidou todos os presentes a mergulhar nas suas memórias individuais e viajar no tempo... À medida que detalhes da História Local foram mostrados nos slides, por meio de imagens e depoimentos gentilmente cedidos por antigos moradores de Queimados para nossa pesquisa, foi inevitável que muitas lembranças surgissem. O auditório foi palco de debates e de interessantes relatos espontâneos, que tornaram aquela manhã de sábado muito mais agradável e acrescentaram outras perspectivas à temática abordada. Tornando essa "viagem no tempo" ainda mais interessante, contamos ainda com as presenças dos senhores Luiz Alonso e Luiz Gonzaga, eméritos personagens da História de Queimados e artífices da emancipação, junto a tantos outros que a História não pode esquecer..
Após a exibição de vídeo, que propunha uma abordagem sobre a Memória voltada para o público infantil, teve início a segunda parte da exposição. Foi a vez, então, dos senhores Alonso e Gonzaga tomarem a palavra e, remexendo sua próprias memórias, acrescentaram um colorido especial a essa História, que vem sendo resgatada pela iniciativa desse projeto, realizado pela Secretaria de Educação de Queimados.
Oportunamente lembramos que, no próximo ´sábado (03/09), teremos o encerramento dessa fase do projeto, com atividade de campo pelos lugares de Memória da Baixada Fluminense. O encontro está marcado para as 7:30 h, em frente ao Centro Educacional Manoel Pereira. Recomenda-se que os participantes levem água e usem roupas e calçados confortáveis, uma vez que passaremos o dia em visitação a esses sítios.

terça-feira, agosto 30, 2011

Queimados Em Foco 30 de Agosto...


Rodrigo Santana; "Valéria a Bandida, encerrou com chave de ouro o festival de inverno de Queimados, levando 3000 mil pessoas a quadra do Metodista...


Deputado Comte comenta o projeto de Lei que ainda não foi sancionado pelo governador Cabral...

Pela primeira vez Queimados realizará a conferência municipal de Juventude, será no dia 11 de setembro no teatro do metodista às 08:00, será fundamental a participação de vocês, conto com a presença!!!


Apesar de eu não ser fã da produção do funk atual, encontrei um que exalta o municipio de Queimados do MC Buneco. Com Direito a Imagem e tudo!!!!

Por fim, Mas um levantamento concluído sobre eleições municipais em Queimados. A briga esta mas acirrada para vereador do que prefeito.Fizemos o levantamento para Vereador totalmente espontâneo.. Ouvimos 2300 pessoas.





ATIVIDADES PARA TODOS....

1-Caracterize o quadro natural da Baixada Fluminense.
2- Indique o agente falicitador para expansão urbana na Baixada Fluminense e, em seguida cite aspectos positivos e negativos deste processo de urbanização.

quarta-feira, agosto 17, 2011

Galera Se Liga estou postando a lista dos deputados que foram honestos e votaram a favor do aumento de 26% para os professores:Altineu Cortes, Aspásia Camrgo, Bruno Corrêa, Claise Maria Zito, Clarissa Garotinho, Comte Bittemcourt, Inês Pandeló, Janira Rocha, José Luiz Nanci, Luiz Paulo Corrêa, Marcelo Freixo, Marcelo Simão, Márcio Pacheco, Miguel Jeovani, Paulo Ramos, Robson Leite, Sabino, Samuqinha, Zaqueu Teixeira... Foram Dignos deputados...

segunda-feira, agosto 15, 2011

A abertura do projeto "Encontros & Conexões

A abertura do projeto "Encontros & Conexões: [re]descobrindo histórias" acontece em Queimados, em clima de grande empolgação

O Encontros & Conexões: [re]descobrindo histórias foi um projeto idealizado com muito cuidado, que começou a tomar forma há algum tempo. Pelo seu caráter diferenciado, recebemos muitos incentivos, mas também muitos alertas preocupantes quanto à complexidade que envolveria a execução do mesmo. Mas enfim, encontramos na Secretaria Municipal de Educação de Queimados (SEMED-Queimados), o ponto de apoio de que precisávamos, pois acreditou na possibilidade de realização das nossas ideias tomando para si a responsabilidade de sua realização. Esse apoio vem sendo sistematicamente consolidado desde a promoção da mostra fotográfica: Queimados, cidade livre como o vento, realizada em 2009. Em 2010, tivemos o I Seminário de Memória e Patrimônio Histórico de Queimados, uma iniciativa que reuniu, no teatro-escola Marlice Cunha um expressivo número de professores, pesquisadores e demais interessados em trocar ideias e conhecimento sobre a Baixada Fluminense e a cidade de Queimados.



Foto final do segundo sábado de curso. De pé, da esq. para a dir.: o Sr. Luiz Alonso
e professores Fátima Muniz, Denise Guerra, Nilson Henrique, Antônio Augusto,
Ercília e Ângelo. Sentados: professores Selma, Péricles.
Da esq. para a dir.: Lenine Lemos (Secretário de Educação de
Queimados), Vânia Baptista Motta (Secretária de Educação do
Município de Vassouras), Lina (Diretora do Dept. de Educação da
SEMED-Queimados) e Simone Batista (Coord. Pedagógica do
Município de Vassouras) compõem a mesa que abre o evento.